Caçapava

Desde o seu surgimento, Caçapava carrega em sua história as tradições religiosas e culturais. O município nasceu em 1705, na construção da capela em louvor à Nossa Senhora da Ajuda, em um local chamado Cassapaba, atual Caçapava Velha.

Em torno da capela, os moradores foram se fixando, gerando o desenvolvimento do local e formando um povoado que, em 1814, foi elevado à freguesia subordinada à cidade vizinha de Taubaté.

Disputas políticas no povoado culminaram, em 1842, o deslocamento de um grupo contrário à situação para um outro sítio à alguns quilômetros distantes de Caçapava Velha, em terras doadas pelo fazendeiro coronel João Dias da Cruz Guimarães, onde foi construída uma capela em homenagem a São João Batista.

Em 1855, o novo arraial foi elevado à categoria de Vila e, em 1875, foi oficializada como cidade. A capela de São João Batista é a Matriz da Paróquia de Nossa Senhora da Ajuda.

Atualmente, Caçapava é conhecida pelo seu turismo gastronômico e religioso com tradições consolidas na cultura caipira do Vale do Paraíba. Entre as especialidades culinárias caçapavenses, estão a famosa Taiada, o bolinho de quermesse, a farofa de içá e outros doces caseiros.

Entre os pontos turísticos, podemos destacar a Fazenda Modelo de Extração Mecânica de Leite, a Fundação Nacional do Tropeirismo, o Haras da Mocota, o Museu de Armas e Troféus da Força Expedicionária Brasileira, o Museu Histórico e Pedagógico, o Museu Ipiranga, a Represa de Caçapava, a Vila Caçapava Velha, o Mirante do Pedra Branca (estrada Boa Vista), o Parque da Moçota (Vila Menino Jesus), a Cachoeira Pedra Branca, o centro histórico e a Avenida Brasil.

 

Fontes: Wikipédia e www.cacapava.sp.gov.br/

Para visualizar nossos horários, faça uma busca em uma das opções de compra abaixo.

desktop_blue mobile_blue

  • Onde comprar: Em uma de nossas 40 bilheterias localizadas em: São Paulo, Vale do Paraíba, Litoral Norte ou via website