Guarujá (SP)

Praias são principais atrativos de Guarujá

É impossível descrever Guarujá sem mencionar a beleza de suas praias, que encanta a todos. A ilha possui 27 praias, algumas urbanizadas, outras com acesso exclusivamente por trilhas em meio a Mata Atlântica, trazendo a combinação perfeita para quem quer tirar férias ou apenas passear pela Pérola do Atlântico.

Confira os perfis das algumas praias de Guarujá:

Prainha Branca – Ao lado da Praia da Armação, tem 1.350 metros de extensão, com ondas fortes à esquerda e com mar calmo à direita, proporcionado por uma ilha próxima que pode ser alcançada a pé. No local, há uma antiga colônia de pescadores. O acesso é semelhante ao da Praia da Armação.

Praia do Iporanga – Com 800 metros de extensão, é circundada por matas e possui a mais bela cachoeira da região, formando uma piscina natural de água doce.

Praia de São Pedro – Possui 1.400 metros de extensão. Tem ondas fortes, areia batida e muita vegetação (típica da Mata Atlântica). O acesso é feito a pé ou por barco.

Praia do Perequê – Tem 2.400 metros de extensão e seu nome teria origem indígena, significando “Pira-Ikê”, ou seja, “entrada de peixe”. Acolhedora e muito popular é considerada o reduto dos pescadores, levando o turista a saborear um delicioso camarão e todos os tipos de frutos do mar, pescados na hora. Atualmente, a Prefeitura realiza a construção do Píer do Perequê, um antigo sonho daquela comunidade caiçara.

Praia da Enseada – É a primeira praia ao norte de Pitangueiras, separada desta pelo Morro do Maluf. É a mais extensa da ilha de Santo Amaro, com 5.650 metros.  Na temporada, recebe diversos eventos esportivos. No fim da praia fica localizada a Ponta do Tortuga, muito procurada pelos adeptos dos esportes náuticos, como jet skis e iatismo.

Praia de Pitangueiras – Localizada na área central da Cidade, possui 1.800 metros. Tem grande concentração de turistas. É popular pela prática de surfe junto ao Morro do Maluf.

Praia das Astúrias – Separada de Pitangueiras por um costão de pedras, tem 1.100 metros. Bastante freqüentada por turistas, tendo águas calmas e boas para banho. Sua beleza é realçada pela presença de barcos de pescadores junto à Ponta das Galhetas.

Praia do Tombo – Com 856 metros de extensão, conquistou no ano passado o selo internacional Bandeira Azul por sua balneabilidade e infraestrutura. O nome deriva de sua conformação geológica e por possuir mar bravo. Bem em frente à praia é visível a Ilha da Moela, onde fica o Farol da Moela, construído em 1836 e ainda em atividade.

Santa Cruz dos Navegantes – Com cerca de 750 metros, é rústica. Parte de seus habitantes exercem atividades ligadas à pesca. O acesso pode ser feito por terra (Guarujá) ou mar (Ponte dos Práticos – Santos). Sua principal atração é a Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande, construída em 1585 para servir como defesa do porto.

Fortaleza da Barra Grande – Com 30 metros de extensão, está localizada junto à guarita do lado sudoeste da Fortaleza.

Fonte: Prefeitura do Guarujá

Crédito Foto: Pedro Rezende

Horários: Para visualizar nossos horários, faça uma busca em uma das opções de compra abaixo.

desktop_blue mobile_blue

  • Onde Comprar: Em uma de nossas 40 bilheterias localizadas em: São Paulo, Vale do Paraíba, Litoral Norte ou via website