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Dirija-se para uma de nossas agências (veja aqui  lista completa das Bilheterias) Pássaro Marron ou Litorânea ou via online:

Website Pássaro Marron: www.passaromarron.com.br
Website Litorânea: www.litoranea.com.br

  •   Bilheteria:  somente em dinheiro

Internet

  • Compra de passagem pelo website somente com cartão de crédito ( valor da compra de passagens pode ser dividido em até 3 vezes no cartão de crédito. Uma taxa de conveniência será cobrada no valor de R$ 5,00).
  • Regras de parcelamento: Até R$ 50,00 à vista / De R$50,00 a R$100,00 em 2 parcelas / Acima de R$ 100,00 em 3 parcelas;
  • Nas compras via internet, você receberá via SMS em seu celular um código localizador, com o qual poderá imprimir sua passagem nos totens localizados nas salas de autoatendimento quando houver, ou diretamente no guichê da agência.

TÓTEM

  • Compra de passagem  nos tótens de autoatendimento  (pagamento com cartão de débito ou crédito) se disponível na localidade.
  • Consulte as regras em Cancelamento e Remarcação de Passagens (ANTT, ARTESP  e EMTU)É possível fazer esse procedimento diretamente no site ou através do SAC nos seguintes números:
    1. Serviço de Atendimento: 011.3775.3850 | 0800.285.3047
    2. Especial| Atendimento a pessoas com deficiência auditiva e de fala: 0800.888.2122
    3. Observe o estorno em suas próximas faturas

Observação: Passagem impressa é necessário efetuar a solicitação de cancelamento diretamente  na agência em até 30 minutos antes da viagem marcada.

ARTESP

  • CANCELAMENTO (*): O pedido de cancelamento será atendido desde que seja feita a solicitação com até 30 minutos antes da data / hora da viagem (embarque), sendo cobrada a multa de 5% sobre o valor total da passagem.  (*Código Civil Brasileiro – Lei Federal nº 10.406/2002 e Decreto Estadual 29.913/1989.) 
  • Ressaltamos que as passagens tem data de validade de 01 ano a contar de sua data de compra, porém para se fazer o cancelamento, o pedido deverá ser solicitado com até 30 minutos antes da saída do veículo.
  • REMARCAÇÃO: A remarcação da passagem ocorrerá somente com a solicitação à empresa com até 30 minutos antes da viagem. Ressaltamos que as passagens tem data de validade de 01 ano a contar de sua data de compra, porém, para se fazer a remarcação, o pedido deverá ser solicitado com até 30 minutos antes da saída do veículo.
  • IMPORTANTE: O cliente que perder o seu embarque estando com sua passagem marcada com data e hora não terá a possibilidade de remarcação / revalidação da mesma, ou seja, perde-se o direito de ser transportado com aquela passagem.

ANTT

  • CANCELAMENTO (*): O pedido de cancelamento será atendido desde que seja feita a solicitação com até 3 horas antes da data / hora da viagem (embarque), sendo cobrada a multa de 5% sobre o valor total da passagem.  
  • Ressaltamos que as passagens tem data de validade de 01 ano a contar de sua data de compra, porém para se fazer o cancelamento, o pedido deverá ser solicitado com até 03 horas antes da saída do veículo.
  • REMARCAÇÃO: Ressaltamos que as passagens tem data de validade de 01 ano a contar de sua data de compra, porém, para se fazer a remarcação  será cobrada taxa de 20% sobre o valor da passagem. 
    • Após comprar a passagem, favor dirigir-se a plataforma de embarque.
    • Se precisar levar algo no bagageiro, entregar para o auxiliar de plataforma na hora do embarque, que identificará sua bagagem e lhe dará uma via desta identificação (Guarde-a bem pois precisará dela para retirar sua bagagem)
    • Apresentar documento oficial com foto (RG, CNH ou Carteira de Trabalho). Para estrangeiros, o documento oficial no País é o passaporte ou RNE).
    • Antes de embarcar, deverá preencher a passagem, identificando o nome do passageiro e número do documento.
    • Entrando no ônibus – na passagem estará marcada o número de seu assento.

    Ao desembarcar. Lembre-se de pegar seus pertences e sua bagagem com o auxiliar de plataforma, apresentando a sua via de identificação. (Caso a mesma não seja apresentada, a bagagem não será devolvida)

  • O nome do passageiro deverá constar obrigatoriamente no bilhete de passagem. A passagem é nominal, portanto, somente o passageiro que constar na passagem poderá viajar

Gratuidade: Crianças – nas linhas da ANTT, ARTESP e EMTU, de até 06 (seis) anos incompletos serão transportados no colo e observadas às disposições legais e regulamentares aplicáveis ao transporte de menores, mas deverá ser comunicado no ato da compra da passagem para que seja emitido um bilhete de embarque para a devida identificação da criança. Este bilhete não terá custo.

      • Para o passageiro de nacionalidade brasileira o embarque somente será permitido com a apresentação de um Documento Oficial com Foto[1]. (RG, Passaporte, CTPS, CNH, Carteira de Identificação Profissional, Carteira de Identificação emitida pelo Ministério da Defesa, Marinha, Aeronáutica e Exercito e RIC).
      • Para o passageiro de nacionalidade estrangeira o embarque somente será permitido com a apresentação do Passaporte ou RNE (Registro Nacional de Estrangeiros).

      Observação 1: Os documentos oficiais serão aceitos no original ou cópia autenticada em cartório.

      Observação 2: Em casos de roubo, furto ou extravio de documentos de identificação, será permitido a apresentação de Boletim de Ocorrência (BO) emitido no máximo a 30 (trinta) dias

      [1] Documento Oficial com Foto: Carteira de Identidade (RG), expedida pela Secretaria de Segurança Pública de um dos Estados da Federação ou Distrito Federal; Passaporte; Carteira Nacional de Habilitação (CNH) (Documento Físico ou Digital); Carteira de Trabalho (CTPS); Carteira de Identidade Profissional, emitida por Conselho ou Federação, com foto, e fé pública em todo o território nacional; Cartão de Identidade, com foto, expedido por Ministério ou Órgão subordinado à Presidência da República, incluindo o Ministério da Defesa e os Comandos da Aeronáutica, Marinha e do Exército; Registro de Identificação Civil – RIC;

    • Para o embarque de crianças com menos de 5 (cinco) anos de idade e do adolescente você precisa saber que:
    • Independentemente da idade, a apresentação de documento de identificação oficial, em sua via original e com foto, é obrigatória. Para estrangeiros, o documento oficial no país é o passaporte ou RNE.
      • Até os 05 anos de idade, o transporte é gratuito, desde que a criança não ocupe assento no ônibus (deverá viajar no colo do pai ou responsável).
      • Salvo expressa autorização judicial, não é permitida a viagem de menor de 16 (dezesseis) anos desacompanhada pais, ou responsáveis, ou parente até 3º grau (avós, irmãos e tios).
      • Não haverá embarque se não houver apresentação de documento oficial com foto do menor de 16 anos. Este documento pode ser original ou cópia autenticada.  Para os menores de 12 anos os documentos são: certidão de nascimento, RG, Passaporte ou RNE.  Para os maiores de 12 anos os documentos são: RG, Passaporte, CTPS, CNH, Carteira de Identificação Profissional, Carteira de Identificação emitida pelo Ministério da Defesa, Marinha, Aeronáutica e Exercito e RIC.
      • No momento do embarque haverá análise dos documentos, que deverão comprovar o grau de parentesco entre o menor e o responsável. O mesmo ocorrerá na hipótese de autorização judicial.

Permitido somente em linhas fiscalizadas pela ARTESP. (Consulte as linhas em nossas agências)

  • II – Que o animal possua no máximo 08 quilos e esteja acondicionado em recipiente apropriado para transporte, isento de dejetos, água e alimentos e que garanta a segurança, a higiene e o conforto deste e dos passageiros. Durante o trajeto, nos pontos de parada, se necessário, o responsável pelo animal deve providenciar a higienização do recipiente.
  • Esclarecendo: Não será possível transportar animais maiores (mais pesados) que o citado na lei, mesmo que o passageiro insista e pague pelo assento.
  • III – O recipiente para o acondicionamento do animal deverá ser contêiner de fibra de vidro ou material similar resistente, sem saliências ou protuberâncias, à prova de vazamentos, de tamanho máximo 41x36x33 centímetros (CxLxA), e deverá ser transportado no habitáculo do veículo, obrigatoriamente no assento ao lado de seu proprietário, não cabendo ao transportador, qualquer responsabilidade a que não der causa, pela integridade física do animal no período do transporte.
  • Esclarecendo: o animal deve ser transportado em recipiente próprio para este fim, com as medidas máximas citadas e ficará no assento ao lado do passageiro que o está levando.
  • Art. 3º - Será cobrada a tarifa regular da linha pelo assento utilizado para o transporte do animal.
  • Esclarecendo: A cobrança da passagem refere-se ao ASSENTO ocupado por ele. Não estamos cobrando passagem do animal de estimação.
  • Estas medidas, além de permitir o transporte de animais de estimação, resguardam o conforto e segurança dos demais usuários.
  • ATENÇÃO: Não transportamos animais de estimação nas linhas rodoviárias e/ou seletivas da EMTU ou ANTT, SALVO EXCEÇÃO AOS CÃES-GUIA.

Não se esqueça de levar junto a carteirinha de vacinação do seu animal de estimação, carteirinha essa que deverá estar em dia e um laudo de sanidade que é emitido pelo veterinário.

Para informações mais detalhadas sobre o transporte de animais, consulte a Portaria 16 de 23/03/2011 da ARTESP (www.artesp.sp.gov.br).

Sobre Bagagem

(Decreto Federal n.º 2521, de 20 de março de 1998, Resolução ANTT 1432, de 26 de abril de 2006 e Decreto Estadual nº 29.913/1989).

Conceito de Bagagem: É o conjunto de objetos de uso pessoal do passageiro, devidamente acondicionado, transportado no bagageiro do veículo.

Em caso de envio de encomendas veja possibilidade de utilizar os serviços da TEX Encomendas: www.texencomendas.com.br

  • Se acontecer alguma irregularidade ou bagagem extraviada, a quem devo recorrer?

Procure o guichê da empresa e fale com o responsável de plantão no momento do desembarque.

  • O que posso transportar no ônibus?

Vide Conceito de Bagagem

No bagageiro você pode transportar gratuitamente, bagagem ate 30 kgs. Os volumes pequenos e de fácil acomodação (até 5ks), podem ser levados consigo dentro do ônibus. Excedida a franquia acima, haverá cobrança pelo excesso de bagagens. Consulte a empresa de ônibus com a qual irá viajar para certificar-se dos limites estabelecidos.

  • O que não posso transportar no ônibus?

Não é permitido produtos considerados perigosos, indicados na legislação específica, e também daqueles que, por sua forma ou natureza, comprometam a segurança do ônibus, seus ocupantes ou terceiros. Produtos inflamáveis ou corrosivos,   eletrodomésticos, eletroeletrônicos, monitores em geral, motocicletas ou veículos motorizados de pequeno porte ou à bateria, computadores de modo geral, arma branca ou produtos que podem comprometer a integridade da bagagem dos demais passageiros.

  • Para verificar legislação vigente clique no link abaixo.

Site da ARTESP  – www.artesp.sp.gov.br

Sites da ANTT –  www.antt.gov.br

Site da EMTU –  www.emtu.sp.gov.br

Art. 7º Resolução nº 1383, de 29 de março de 2006.

  • I- Não se identificar quando exigido;
  • II- Em estado de embriaguez;
  • III- Portar arma, sem autorização da autoridade competente;
  • IV- Transportar ou pretender embarcar produtos considerados perigosos pela legislação especifica;
  • V- Transportar ou pretender embarcar consigo animais domésticos ou silvestres, sem o devido acondicionamento ou em desacordo com disposições legais ou regulamentares;
  • VI- Pretender embarcar objeto de dimensões e acondicionamento incompatíveis com o porta-embrulhos;
  • VII- Comprometer a segurança, o conforto ou a tranquilidade dos demais passageiros;
  • VIII- Fizer uso de aparelho sonoro, depois de advertido pela tripulação do ônibus;
  • IX- Demonstrar incontinência no comportamento;
  • X- Recusar-se ao pagamento da tarifa;

XI- Fizer uso de produtos fumígenos no interior do ônibus, em desacordo com a legislação pertinente.

CARTÃO PASSE FACIL COMUM- É o cartão utilizado para embarque  nas Linhas Rodoviários/Seletivas da EMTU do Vale Paraíba e Litoral Norte

FUNCIONAMENTO – O cliente efetua seu cadastro, recebe um cartão onde é colocado o valor da passagem, ao embarcar no ônibus ele apresentará o cartão na antena, passará pela catraca e realizará a viagem. Ao término da viagem o cliente apresentará o cartão no validador o sistema efetuará a cobrança relativa ao trecho utilizado e liberará a catraca para o cliente descer

ONDE ADQUIRIR –  Em qualquer agência do Vale do paraíba o cartão pode ser feito mediante apresentação do RG e CPF

CUSTO DO CARTÃO –  A primeira via é gratuita, a partir da segunda existe a cobrança de R$ 12,00

BLOQUEIO DO CARTÃO –  Em caso de perda ir numa das agências da Pássaro Marron e Litoranea  solicitar o bloqueio e confeccionar novo cartão mediante pagamento da taxa de R$ 12,00. O reembolso acontecerá em  48horas diretamente nos ônibus via recarga embarcada.

EMBARQUE COM O CARTAO  NOS TERMINAIS RODOVIÁRIOS-  Nos terminais rodoviários  para poder embarcar nos ônibus com o cartão passe fácil comum, mesmo que possua crédito no cartão, deve ser adquirida a taxa de embarque (que é uma cobrança da administradora do terminal) e reservado a poltrona.

EMBARQUE COM O CARTÃO FORA DO TERMINAL – Desde que o cartão possua crédito o embarque pode ser feito na estrada normalmente

CARREGAMENTO DO CARTÃO PASSE FÁCIL COMUM-  O cartão passe fácil comum só é carregado diretamente nos guichês, pode ser colocado o valor de 01 (uma) tarifa do trecho desejado ou mais.

COMPRA PELO SITE –  No site a compra para as linhas seletivas da EMTU,  continua normal através do cartão de crédito, e a retirada da passagem acontece nos totens ou diretamente no guichê para as agências que não possuem totem

COMPRA  NOS TOTENS DE AUTOATENDIMENTO – A partir de setembro/2015 a compra de passagens para as linhas rodoviárias da EMTU do Vale do Paraíba, cujo sistema de embarque é a Bilhetagem Eletrônica podem ser feitas somente no guichê das agências ou no site.

VALE TRANSPORTE –  O vale transporte é adquirido diretamente pela empresa em nosso site www.passaromarron.com.br e www.litoranea.com.br

A empresa efetuará o cadastro da empresa, após o cadastro dos funcionários. Se os funcionários possuírem cartão o próprio sistema informará a empresa, caso o funcionário não possua o cartão a empresa o cadastrará e o funcionário poderá retirar seu cartão em qualquer agência do Vale do Paraiba, mediante apresentação do RG e CPF. O crédito no cartão acontecerá diretamente no validador do ônibus até 48horas após o pagamento efetuado pela empresa

LINHAS ARTESP 

Os menores de 16 anos somente poderão viajar acompanhados dos pais, responsável legal ou com mediante apresentação de autorização expressa. No momento do embarque os pais ou responsáveis deverão apresentar o seu documento oficial com foto (RG) e também o documento oficial com foto (RG) do menor. Para os menores de 12 anos, poderá ser apresentado a Certidão de Nascimento, caso o menor não tenha documento oficial com foto (RG).

Para viajar com parentes maiores de 18 anos, até terceiro grau (irmão, tio ou avô), além do documento oficial com foto (RG) será necessário a apresentação da Certidão de Nascimento para comprovação do grau de parentesco do acompanhante.

Para viajar sozinho ou acompanhado de terceiros, além de apresentar o documento oficial com foto, será necessário que um dos pais ou responsável legal emita uma autorização expressa devidamente assinada com reconhecimento de autenticidade (firma) em cartório.

LINHAS ANTT 

Os menores de 16 anos somente poderão viajar acompanhados dos pais, responsável legal ou com mediante apresentação de autorização expressa. No momento do embarque os pais ou responsáveis deverão apresentar o seu documento oficial com foto (RG) e também o documento oficial com foto (RG) do menor. Para os menores de 12 anos, poderá ser apresentado a Certidão de Nascimento, caso o menor não tenha documento oficial com foto.

Para viajar com parentes maiores de 18 anos, até terceiro grau (irmão, tio ou avô), além do documento oficial com foto (RG) será necessário a apresentação da Certidão de Nascimento para comprovação do grau de parentesco do acompanhante.

Para viajar sozinho ou acompanhado de terceiros, além de apresentar o documento oficial com foto, será necessário que um dos pais ou responsável legal emita uma autorização expressa devidamente assinada com reconhecimento de autenticidade (firma) em cartório.

LINHA EMTU

Para o embarque dos menores de 16 anos, nas linhas da EMTU, será necessário que o menor possua documento oficial com foto (RG). Para os menores de 12 anos, poderá ser apresentado a Certidão de Nascimento, caso o menor não tenha documento oficial com foto (RG).

Observações Importantes:

  • Exemplos de documentos oficiais com foto: RG, RNE; Passaporte, CTPS, CNH, Carteira de Identificação Profissional, Carteira de Identificação emitida pelas Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica) e RIC (registro de identidade civil).
  • Todos documentos devem ser apresentados em sua forma original ou cópia autenticada. Em caso de furto, roubo ou extravio o Boletim de Ocorrência pode ser apresentado, desde que elaborado em até 30 dias antes da data de embarque.
  • A partir dos 12 anos de idade todos os menores devem apresentar documento oficial com foto.
  • Os menores de 6 anos não pagam passagens, desde que levados no colo. Para melhor comodidade do passageiro pagante, este poderá comprar uma passagem para o menor de 6 anos em poltrona ao lado da sua.
  • A autorização expressa pode ser feita de próprio punho pelos pais ou responsável legal, além do reconhecimento de firma pelo cartório, nela é preciso constar dados pessoais do menor, dos pais ou responsáveis e da pessoa com quem o menor viajará, se for o caso. Também é importante constar a origem, o destino e o período da viagem.

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